4 bons motivos para você trocar o Criança Esperança pelo Teleton

Share


 

Após 30 anos de exibição, propagandas contínuas, músicas grudentas e algumas gafes, ainda nos perguntamos algumas coisas, como: os atores atendem mesmo os telefones e recebem doações? Quais são os projetos financiados com esse dinheiro? No céu tem pão?

O inglório primo de segundo grau, Teleton (versão brasileira do original), tem apenas 18 anos e gerou poucas dúvidas – talvez por ser menos assistido ou por ter um objetivo muito mais claro: ajudar uma única instituição a funcionar. Essa instituição é a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), uma associação sem fins lucrativos que visa tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física em vários lugares do Brasil.

Diante das duas opções, a qual das duas dedicar uma doação? Vamos ajudá-lo.

 


01 – O CRIANÇA ESPERANÇA NÃO TEM PRESTAÇÃO DE CONTAS DETALHADA

criancaesperanca_caminho_das_doacoes

O site oficial de prestação de contas da UNESCO (http://opendata.unesco.org/) avisa que a Representação da UNESCO no Brasil não tem suas contas apresentadas no portal. Espera-se que o escritório da UNESCO na capital participe de uma fase futura do projeto de transparência, demonstrando suas contas, gastos e origem de recursos. Não há data exata para que isso ocorra e, por enquanto, você vai ter que acreditar no Lázaro Ramos mesmo. Há um outro jeito de entender a totalidade dos gastos: entrar nos sites das dezenas de ONGs contempladas com o dinheiro arrecadado pelo Criança Esperança e buscar links sobre a prestação de contas em cada um deles. Boa sorte.

unesco

 

Se você resolver buscar um pouco mais, vai encontrar um documento aberto ao público no site da UNESCO chamado BFM/2015/PI/H/1 – May 2015, ou “Voluntary Contributions received for Special Accounts & Other For the Period 1 January to 31 December 2014”. Trata-se de uma lista com todas as contribuições recebidas para o período de Janeiro a Dezembro de 2014. Perto do meio da lista, há um valor relativo ao total de doações do criança esperança 2014:  $8,252,621. Não há data de recebimento ou qualquer outra informação útil. Segundo notícia do portal G1, o projeto arrecadou mais de R$15 milhões em 2014. O infográfico com a prestação de contas oficial do programa cita  R$18.020.359,00 em investimentos naquele ano. Todos os valores encontrados tendem a confirmar apenas uma coisa: o dinheiro arrecadado foi divulgado de forma correta, mas o doador comum do projeto não terá uma boa noção de onde seu dinheiro chegou e nem qual projeto apoiou.

Caso você queira entender um pouco mais sobre a eficiência da UNESCO e seu escritório em Brasília, tente ler este documento de 2001: foi a última vez que pudemos saber como as coisas eram feitas por lá. De 1997 a 2001, o número de funcionários no escritório pulou de 35 para 120. Sabe de onde vem o dinheiro? Adivinha. Até 2001,  pouco mais de 50% do orçamento vinha do seu bolso mesmo. Agora, não há como saber. Este blog não pode avaliar tecnicamente a eficiência do escritório da UNESCO em Brasília e nem a eficácia dos programas criados e administrados pela entidade na capital federal. Ao final do documento, há uma lista com todos os projetos desenvolvidos até aquele momento. Para saber mais sobre o Criança Esperança, há ainda mais dois bons documentos. Como exposto, o problema é que não há discriminação da destinação de recursos nem detalhes relativos ao financiamento dos projetos. Contente-se com isso.

Por um outro lado, senhores, a AACD presta contas de todos os recursos recebidos pelo Teleton (pg.18 – 2014 e 2015) em suas demonstrações financeiras, todas analisadas por auditores independentes, além de um relatório de atividades. Não está satisfeito? A AACD investiu pesado em compliance , o que garante melhor prevenção contra corrupção e outros atos lesivos à instituição e doadores.

 


02 – OS PROJETOS DO TELETON TÊM MAIS CONTROLE E RESULTADOS CLAROS

01122011-aacd-int

 

Se um Teleton ocorreu em novembro de 2010, após um ano já é possível ver um novo centro AACD erguido. Você saberá exatamente o que encontrará na nova unidade, quais são as áreas de atuação e os profissionais envolvidos.

É comum vermos projetos diversos do Criança Esperança dedicados ao ensino de danças de rua, instrumentos musicais, etc. Mas os projetos são tantos que você nunca saberá exatamente para qual deles foi destinado o valor doado. Você pode achar interessantíssimo um projeto cujo objetivo é ajudar crianças pobres com o vestibular e o ENEM, além de ensiná-las corte e costura e informática básica. Mas esse projeto terá que dividir a atenção e o orçamento com um outro, que tem como objetivo coisas como, por exemplo: “permitir o acesso de jovens a mecanismos de emancipação, incentivando e ampliando a visão de mundo desta juventude por meio de projetos sociais voltados à construção de novas alternativas de desenvolvimento humano.” – O que é isso? “Emancipação”, “visão de mundo”, “novas alternativas”. Caso você avance um pouco na página da ONG  responsável pelos tais “mecanismos de emancipação” dentro do portal Criança Esperança, verá que ela vai alcançar isso com “oficinas de ballet, dança de rua, skate, violão e futebol.”. Lembre-se: Skate emancipa.

O problema do Criança Esperança não são os bons projetos, obviamente, mas justamente os projetos inócuos que sugam recursos que poderiam ser destinados às boas iniciativas. Claro que projetos ruins não são a maioria, mas há que se determinar, sempre que possível, qual o projeto mais urgente na vida de uma criança ou de uma comunidade em um determinado momento, descartando, até mesmo, bons projetos que não sejam extremamente necessários.

Por outro lado, oferecer atendimento a crianças, adolescentes e adultos com problemas físicos graves é, sim, urgente. Ajudá-los é prioridade.

Mas nem mesmo a AACD está livre de críticas. As obras da unidade de Vitória/ES, por exemplo, começaram e foram abandonadas. Não houve uma explicação clara sobre o que foi feito com as doações. Ainda estamos no Brasil, vale lembrar.

 

 


03 – DOAÇÕES PARA  O TELETON (AACD) GARANTEM DEDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA

Isso mesmo. Você pode deduzir sua doação de seu imposto de renda, tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica.

*Simulador para calcular o abatimento de sua contribuição sobre a quantia de imposto devido.


04 – APRESENTADORES DEFENSORES DO ABORTO

Apresentadores que defendem o aborto em um programa chamado “Criança Esperança” é, no mínimo, um sintoma de psicopatia. Bárbara Paz, Bruna Linzmeyer (2015), Alexandre Borges, Nanda Costa, todos presentes nos programas e todos defensores do aborto. A criança que, hoje, o artista gauche-caviar defende é aquela mesma para quem, anos antes, ele teria virado as costas.


EXTRA: 05 – QUEM APRESENTA O TELETON É O SÍLVIO.

 

E tem o Ratinho, Celso Portiolli e Patrícia Abravanel.

Sem mais.

 

 

 

 

Inline
Inline