Irritados, vaqueiros invadirão Esplanada contra decisão do STF

Share


Notícia original de: Canal Rural. Por: Nathália Coelho – 10/10/2016


São esperados 2.000 cavalos, em Brasília, no dia 25 de Outubro

Vaqueiros de todo o Brasil, representados pela Associação Brasileira de Vaquejadas, se manifestarão, em Brasília, no dia 25 de Outubro, contra a decisão do STF que determina ser ilegal lei estadual do Ceará que regulamenta a prática.

Mediante algumas críticas, algumas coisas nas redes sociais, fomos provocados a vir mostrar à sociedade o que é realmente a vaquejada. Vaquejada é um encontro de famílias, vaquejada é tradição, é cultura, é renda

Wildemberg Sales, um dos organizadores do Movimento Vaquejada Legal no Distrito Federal (DF) – Agência Brasil/EBC

Segundo membros da associação e praticantes da atividade, a vaquejada é uma expressão cultural do Brasil, argumento que será utilizado em recurso a ser impetrado nos próximos dias.

Embargo de declaração

Segundo Leonardo Dias, advogado da associação (ABVAQ), “Não houve, em nenhum momento, uma fala sobre a proibição das vaquejadas, mas apenas uma negação da regulamentação como esporte. Ficou claro que a vaquejada permanece na categoria de manifestação cultural, o que viabiliza e autoriza a realização dos eventos”, segundo reportagem do Canal Rural. Como o STF julgou o mérito  de uma lei de regulamentação específica do Ceará, não há determinação sobre a ilegalidade ou não da vaquejada.

Grupos de proteção aos animais também se organizam para que a vaquejada seja enquadrada como crime ambiental.

Confira AQUI a decisão do STF


 

 

 

Inline
Inline