Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos da América (YUUUGE!)

Share


Histórico. Donald Trump conquistou estados tipicamente democratas e liderou uma nova onda conservadora que não se via desde Ronald Reagan.

Agora, às 04:50 ficou claro: com os 20 votos da Pennsylvania,  Trump é 45o presidente americano.

Quando a Virgínia foi perdida, após o início da contagem mostrar Trump na frente, houve certo desânimo. Parecia que junto com a Virgínia viria a Carolina do Norte. No final, a Virgínia foi fiel à democrata, mas a Carolina do Norte entregou mais de 50% de seus votos a Trump, totalizando 15 votos no colégio eleitoral.

Iowa assustou por um tempo, mas demonstrou seu lado conservador, entregando seus votos ao candidato republicano.

A batalha em New Hampshire foi apertada. Trump dominou boa parte da noite. Às 03:25, Hillary dominava o estado por dezoito votos de diferença. Dez minutos depois, Trump tomou a liderança com quinze votos a mais. Alguns momentos depois, Trump já liderava por mais de 800 votos no estado tipicamente democrata. Mas não durou muito. Hillary acabou levando o fiel estado democrata da Nova Inglaterra.

Nos momentos finais, Trump já passava de Hillary na Pennsylvania, com vantagem considerável, 95% das urnas apuradas, e em um estado igualmente democrata, historicamente. Algumas pesquisas colocavam a Pennsylvania nas mãos de Donald e, por isso, o resultado poderia ser esperado.

Mas a surpresa não veio de nenhum desses lugares.  O que parecia ser impossível, Trump fez: levou Wisconsin e Michigan.  Parece que todos aqueles comícios valeram a pena.

Daremos mais notícias durante o dia.

 

Inline
Inline