Trump poderá indicar até 04 juízes para a Suprema Corte!

Share


 

trump_win_wp-1200x621-1478710927

Foto: JOE RAEDLE / GETTY

O presidente eleito, Donald Trump, tem tudo para gerir o país com tranquilidade nos primeiros anos de seu mandato. Os republicanos, agora, controlam as duas casas legislativas, 2/3 dos estados e a presidência da república, possuem lideranças espalhadas por todo o país e acabam de sair de uma vitória presidencial em que Trump garantiu importantes estados, principalmente no rust beltPorém, algo passou despercebido, e que pode ser ainda mais interessante para o partido conservador: Trump terá nas mãos o poder de eleger, possivelmente, os próximos 04 juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos. 

Merrick Garland
Chip Somodevilla/Getty Images – Merrick Garland

Com a morte do juiz Scalia, a corte foi dividida entre 04 juízes indicados por presidentes republicanos (Roberts, Alito, Thomas and Kennedy) e outros 04 indicados por presidentes democratas  (Ginsburg, Breyer, Kagan and Sotomayor). Para quem não se lembra, esse balanço só não foi quebrado recentemente pois o Senado americano tem bloqueado a votação do nome indicado por Obama, Garland, que substituiria Scalia, deixando essa decisão para o próximo presidente eleito. 

Agora, Trump  poderá indicar o substituto de Scalia e, além dele, possivelmente outros três juízes. A idade média de aposentadoria de membros da Suprema Corte americana fica abaixo dos 79 anos e, atualmente, o juiz Ginsburg tem 83, Kennedy tem 80 anos e Breyer 78.  As escolhas ecoarão no futuro dos Estados Unidos por muitos anos, principalmente se Trump indicar pessoas jovens, já que não há definição de idade para a aposentadoria de um juiz da Suprema Corte no país. Antonin Scalia, por exemplo, ficou 30 anos no cargo.

Há quem diga que a nova configuração da corte poderá afetar até mesmo o Roe v. Wade, acabando, possivelmente, com a atual legalidade do aborto com poucas restrições, nos EUA.

 

 

Inline
Inline