Até você, antagonista?

Share


a_ov_rnc_trump_mashup_160722__872382-nbcnews-ux-1080-600

Foto: NBC

Ver o site de notícias “O Antagonista” citar pessoas fora de contexto é novidade para mim. Talvez não seja para outras pessoas. Até duvido que o objetivo dos jornalistas do site tenha sido o de simplesmente atacar Trump – mesmo que ainda estejam engolindo as previsões erradas que fizeram a respeito do resultado das eleições americanas. O problema de “O Antagonista” é outro: é traduzir artigos do NYT.

o-antagonista

Vamos lá. “…mesmos cargos…” em  “… defendeu que, depois de Trump assumir a Casa Branca, os seus filhos permaneçam trabalhando nos mesmos cargos…”, no caso, é referente aos cargos que os filhos de Trump possuem na empresa do pai. Não, a notícia não diz que eles terão cargos na administração do pai. Mas o  público, em geral, não sabe onde está a fronteira entre cargos em equipe de transição e cargos de fato, da gestão de Trump como presidente dos Estados Unidos. Afinal, a verdade é que a maioria dos integrantes dos processo de transição acabam com cargos importantes. Mas duvido que os jornalistas do site tenham tentado colocar todas as informações juntas, dessa forma, para confundir os leitores. Será?

Em seguida, o jornalista autor da notícia informa que Giuliani, membro da equipe de transição de Trump, defende que o presidente eleito não faça um “blind trust”, que é basicamente a entrega da empresa a um representante legal que a administra com poder sobre os ativos da mesma sem que os beneficiários, ou donos legais da empresa (Trump, no caso), saibam sobre os pormenores do negócio.”Blind trusts” existem para evitar conflitos de interesse, como você provavelmente imaginou. Muito bem. Ao final, o autor da pequena matéria cita Giuliani:

“Seria complicado eles começarem novos negócios”.

O site não explica ao leitor o que é um “blind trust”, deixando a informação solta na mente do mais descuidado fã do site. E é justamente ali, naquela parte, onde não há como ficar mais em dúvida sobre atitude dos jornalistas. O Antagonista parece mesmo querer que achemos que Trump tem a mesma mentalidade de um petista: ele vai dar cargos aos filhos para que eles não fiquem desempregados. É sério isso? Olhem bem a estrutura. Observem como o texto foi redigido e seu fluxo de ideias:

1 – Trump colocou seus familiares na equipe de transição (não há problema legal). 2 – Enquanto trabalham na equipe de transição, filhos de Trump continuarão na empresa do pai (não há problema legal). 3 – Giuliani defende que filhos de Trump continuem nos mesmos cargos após o presidente assumir a casa branca (quais cargos? Aqueles referentes à equipe de transição ou à empresa?). 4 – Giuliani não defende a criação de um “blind trust”. 5 – O site não explica o que é “blind trust” e a informação se perde para o leitor. 6 – “Seria complicado eles começarem novos negócios”. 7 – Conclusão: filhos de Trump ficarão na Casa Branca após o término do período de transição pois, afinal, se não fizerem isso, ficarão sem emprego…pois é difícil “começarem novos negócios”. Tudo isso é alcançado quando não explicam o significado de “blind trust” e fazem citações incompletas. E isso, leitores, me parece pensado.

Os filhos de Trump poderão ficar sem emprego se Trump resolver seguir a tradição e resolver fazer um “blind trust”. Dessa forma, ele e seus filhos se afastariam da administração da empresa e, aí sim, supostamente os filhos ficariam “sem emprego”. Nem isso é bem verdade quando se leva em conta que Ivanka, por exemplo, é dona da própria marca. Eric Trump é dono de uma vinícola, comprada com o pai. Essas informações são de fácil acesso, mas duvido que O Antagonista tenha interesse em ir além do The New York Times, de onde eles devem ter tirado a notícia.

Seguem os quotes de notícias mais justas.


PBS
PBS

 


https://www.washingtonpost.com/news/the-fix/wp/2016/11/13/giuliani-there-will-be-a-wall-between-trump-and-his-financial-interests/
https://www.washingtonpost.com/news/the-fix/wp/2016/11/13/giuliani-there-will-be-a-wall-between-trump-and-his-financial-interests/

 

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3932050/President-elect-Trump-t-billions-blind-trust-leave-Ivanka-Eric-Don-Jr-work-advisor-says.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3932050/President-elect-Trump-t-billions-blind-trust-leave-Ivanka-Eric-Don-Jr-work-advisor-says.html

 

Inline
Inline