Alguns muros pouco comentados pela mídia brasileira

Share


Vamos falar sobre muros? Após o recente comentário do Itamaraty sobre o muro de Trump (leia aqui), resolvemos escrever este pequeno texto. São 04 muros próximos sobre os quais a mídia brasileira quase não fala ou falou. 


04 – Muro Nicarágua/ Costa Rica

Leia esta notícia sobre um homem baleado ao tentar atravessar o muro.

Claro que é um muro pequeno que não serve de barreira para muita coisa. No entanto, começou a ser construído em 2001, quando 7,5% da população da Costa Rica já era de nicaraguenhos .

 

 

Chris Hawley

03 – A barreira entre os EUA e o México na época de Clinton

 

 

Poucos sabem que a construção da barreira entre os Estados Unidos e o México foi intensificada na presidência de Bill Clinton, durante a operação Gatekeeper.

Este texto explica bem a história da fronteira entre o México e os EUA e o constante trabalho de guarda através das décadas.

Mas o que o Politburo acha mais interessante é que Hillary votou a favor do Secure Fence Act de 2006 durante o governo de George W. Bush, que ampliava ainda mais a barreira iniciada na fronteira sul dos Estados Unidos. Mas não foi só Hillary que votou pela expansão da barreira, Obama, o queridinho dos progressistas, também deu voto favorável à expansão. Aqui estão todos os votos.

 


02 – Muro Argentina (Posadas)/Paraguai (Encarnación)

Nós achamos que o muro foi pouco comentado por ser pequeno e, principalmente, por ter sido feito durante o governo Kirchner. A estrutura impede que pedestres atravessem a ponte San Roque González, sobre o rio Paraná, que separa as cidades.

As críticas ao muro são diversas. Segundo relatos, o comércio diminuiu drasticamente e a vista do local foi afetada. Enquanto isso, outros locais onde o tráfico de drogas atua, nessa fronteira, estão desguarnecidos.

 

 

Leia mais:

  • https://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/argentina-gera-polemica-ao-erguer-muro-na-fronteira-com-o-paraguai,4a2963c5fb60ebfe29bb7971020c8f2cl7yhRCRD.html
  • http://www.lanacion.com.ar/1819973-un-muro-de-5-metros-de-alto-y-1300-de-largo-separa-a-posadas-de-paraguay

 


01 – O suposto muro Brasil/Paraguai sob a ponte da amizade.

O muro deveria estar sob o início da ponte.

Com pouco mais de 80 funcionários para coibir todo o tráfico que ocorre na área, a fronteira do Brasil com o Paraguai na área de fronteira de Ciudade del Este com Foz do Iguaçu é uma zona livre para a entrada de armas de grosso calibre e drogas. Um muro seria supostamente construído no local para que se evitasse o comércio ilegal de mercadorias e o próprio tráfico de armas e entorpecentes, no entanto a barreira foi barrada por Lula, segundo o próprio ex-presidente. Se você se pergunta como chegou aqui aquele fuzil soviético que rasga a blindagem do seu carro, aí está a resposta.

  • http://extra.globo.com/noticias/brasil/muro-da-lugar-cerca-para-reprimir-contrabando-do-paraguai-670665.html
  • http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL10396-5598,00.html
  • http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=286139
  • http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/brasil-fara-muro-de-aco-na-fronteira-com-o-paraguai-aedjl4e393ycvjew3xx0zj51q

 

Quer saber mais? Na Wikipedia você encontra uma lista de todas as barreiras em criação, hoje, no mundo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inline
Inline